Não vi o ministro das finanças

15 07 2011

Mas tenho  pena. Gostaria de saber como e em quanto tempo poderemos pagar a dívida. É que as minhas contas muito grosseiras, tipo mercearia (sem ofensa) dizem-me que a classe média, estou a pensar aí nuns 6 milhões ( uma espécie de número de sócios do Benfica*  , mas no activo com salários não miseráveis ou com reformas razoáveis) um dia (agora, por exemplo) acorda a saber que deve cerca de €33 333 . Pagar em cinco anos daria o número do diabo extendido, ou seja 6 666 ao ano, em  dez anos isto daria uns 3 333 cada anito, por mês 280. E isto sem contar com o crescimento exponencial e juros dos excelentíssimos senhores mercados. Só vejo luz no túnel  se conseguirmos crescer o PIB, à custa de exportações está bem de ver, já que o pessoal nativo está  sem cheta.

Um milagre, precisa-se. Petróleo na plataforma continental portuguesa de extracção rentável, por exemplo. Ou então uma espécie de “yes we can”, com algum consenso em torno de uma ideia aglutinadora. Temos uma vantagem grande em relação os States: não temos guerra no Iraque, Afeganistão e Líbia…

Rezemos , rezemos muito por um milagre. Ir para a rua, partir montras, fazer greves gerais, faz algum sentido? Os gregos decidiram no Parlamento que querem pagar, na rua grita-se “não pagamos”, será que querem fazer uma revolução?  Sair da Europa e do euro? Dracma desvalorizado para exportarem não sei bem o quê, e inflação a trinta por cento?
Nota*: nada de confusões, não estou a dizer que os sócios do Benfica é que deveriam pagar… só me lembrei por ser um número redondo e como o glorioso diz que tem 6 milhões de apoiantes , podemos imaginar melhor qual a dimensão de uma massa de gente disposta a gastar dinheiro pela camisola, ou bandeira , neste caso. É só um supônhamos.


Ações

Information

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.