Educação: uma vez mais , a Finlândia

12 05 2016

Via Facebook cheguei ao blogue “Blog do Tarso” onde o autor postou ( em 2013 e actualizado em agosto de 2015) um vídeo sobre a educação na Finlândia.
Não subscrevo os comentários que faz e reporta-se à realidade brasileira, por isso vou postar o vídeo diretamente , uma vez que está no youtube, agradecendo ao autor do blog a divulgação deste documento precioso:

Vale a pena ver tudo até ao fim e refletir.

Não queria fazer muitos comentários , cada um concluirá. Realço apenas alguns factos:
-Todos os professores têm grau de mestre e há limites à entrada, não bastam as boas notas para se ser professor, mas são condição necessária
-turmas de 20 alunos
-relevância das artes no ensino geral
-autonomia /responsabilidade dos alunos : passam muito menos tempo nas aulas do que nos EUA ( em Portugal é o que sabemos, escola a tempo inteiro)
-45% dos alunos escolhem o ensino vocacional (a seguir ao ciclo básico ou seja no secundário), ensino vocacional que prepara os alunos para emprego à saída do secundário (embora possam seguir estudos). Quanto aos padrões de excelência destes cursos vocacionais, cada um que conclua por si, tendo em conta o que é dito e mostrado no vídeo.
-importância dada à inovação, investigação, tecnologia com altos padrões de exigência.
Confiança: palavra chave que parece atravessar toda a sociedade finlandesa. Confiança nos professores, no sistema educativo, nos políticos, nas instituições.
-Por último e considero que é mesmo isso, último factor, importante sem dúvida, mas que acho eu, é fruto de mais de trinta anos desta política educativa e não o inverso: bom nível de vida que parece ser mais bem distribuído do que nos EUA (embora o vídeo não aprofunde esta questão).

PS: Quanto ao factor climatérico só acho isto: se esse factor é importante então, este ano , em Portugal, os níveis atingidos pelos nossos alunos devem registar valores record na escala positiva :-).

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: