Gabriel Mithá Ribeiro: continuarei, com muito gosto, a ler o que tem escrito no Observador

10 05 2016

Estive a ler alguns dos artigos deste autor, no Observador e li os comentários.
Seria bom que algumas pessoas se informassem sobre os autores de artigos de opinião, antes de os insultarem ou rotularem como é usual e, aliás, a arma de quem não tem argumentos: a rotulagem , o insulto, a catalogação nas gavetas que criaram nas suas cabecinhas com tendência a perderem neurónios se é que não perderam já muitos e de forma irreversível. Quem quiser enfiar a carapuça, faça favor de o fazer!
Escreve no “Observador”? A esquerda tacanha dirá: pois é, escreve no “orgão oficial da direita” , é um direitista, um neoliberal, um fascista, um conservador e se ficarem por aqui já não é mau, a tendência é dizerem a respeito de quem defende outras visões do mundo que “anda vendido ao capital pequeno ou grande, ou à banca , ou aos seguros , ou ao sector privado da educação ou ao sector privado da saúde” consoante o sector sobre que escreve. Foi formado no ISCTE? A mesma esquerda achará que “não presta” pois a MLRodrigues era lá prof. Até alguns convencidos que são de esquerda, mas que em muitos aspectos não são tal coisa, ficarão neste caso bem frustrados pois este autor diverge muito, mesmo muito, de muitos dos “sociologistas” e eduqueses que foram incubados no ISCTE e que chegaram a lugares de responsabilidade política.

Portanto transcrevo na íntegra a nota biográfica que aparece no CEI-ISCTE-IUL:

“Qualificações Académicas

Doutoramento em Estudos Africanos, em 2009 – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Lisboa, Portugal.

Mestrado em Estudos Africanos, em 2000 – ISCTE, Lisboa, Portugal.

Licenciatura em História, em 1990 – Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Resumo Biográfico

Gabriel Mithá Ribeiro nasceu em 1965, em Moçambique. Vive em Portugal desde 1980. É licenciado em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1990), mestre (2000) e doutor em estudos africanos pelo ISCTE-IUL (2009). Trabalha no domínio do pensamento social/sociologia do conhecimento, com pesquisa de campo desenvolvida em Moçambique. Para além dessa área, tem também publicado ensaios sobre o ensino, tendo em conta a sua longa experiência de docência.

Publicações Salientes

Ribeiro, Gabriel Mithá (2013), O Colonialismo Nunca Existiu! Colonização, racismo e violência: manual de interpretação, Lisboa: Gradiva. (ISBN: 9789896165178)

Ribeiro, Gabriel Mithá (2012), “‘É Pena Seres Mulato!’: Ensaio sobre relações raciais“. Cadernos de Estudos Africanos, 23, 21-51.

Ribeiro, Gabriel Mithá (2007), “Chissano contra Machel e o Colono: representações sociais do estado em Moçambique“, Cadernos de Estudos Africanos, 13-14, 29-47.

Ribeiro, Gabriel Mithá (2000), As representações sociais dos moçambicanos: do passado colonial à democratização. Esboço de uma cultura política. Lisboa: Instituto da Cooperação Portuguesa. (ISBN: 972-96666-5-2)

CV completo


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: