Verão em Outubro, fogos ,cortes rasos dos donos disto tudo e avençados das celuloses

2 10 2023

Volto ao tema recorrente… como se adiantasse alguma coisa. Só desabafar: em outubro quero chuva e ar fresco e ventinho. Nada de tempestades. Podem vir as pequeninas que são sempre assustadoras, mas sem grandes consequências. Prevêem-se mais 10 dias de temperaturas acima dos 30 graus. Foi no dia 15 de outubro do ano horroroso de 2017 que ardeu o centro de Portugal, morreram mais 50 pessoas e muitos mais ficaram queimados. Ninguém fala desses , parece que só morreram em Figueiró. Em ambas as situações há culpas severas da proteção civil da altura. Em junho , por terem deixado a estrada no eucaliptal aberta e fecharem a via maior… em outubro, por terem desmobilizado os bombeiros. Deixaram as populações à sua sorte. Os poucos bombeiros não tiveram hipótese de fazer a diferença, nalguns casos nem conseguiam chegar perto das povoações onde o povo lutava sozinho contra as chamas. Já aqui disse estas coisas muitas vezes. Já descrevi o que vi quando , depois de ter ardido tudo, fui aos Moinhos da serra da Atalaia de onde se pode ver muito território do centro, desde o mar até Espanha ( não se vê o mar nem Espana , mas adivinha-se), estava literalmente tudo negro e no mar negro de eucaliptais ardidos, que se estendiam e estendem sem descontinuidade do mar até Espanha, destacavam-se pequenas manchinhas verdes, onde se vislumbravam casinhas. Aquilo marcou-me. Não se esquece tão cedo . Não deu mesmo para fotografar, com câmaras normais. Teria sido preciso ir lá e ver.

Sete anos depois , o coberto dito ” florestal” não se alterou, em vez de menos eucalipto , vemos mais, é uma impressão que tenho, não posso confirmar. Mas acho que o governo se demitiu de fazer o prometido ordenamento do território, lembro-me das promessas vãs de Costa nessa altura. Nada foi feito, a floresta está muito pior! O minicadastro é melhor que nada, mas a adesão foi pouca e os terrenos urbanos ficaram de fora…. porquê? Não sei, parece que os notários saberão onde ficam os terrenos….não sei como, compra-se e vende-se sem mapa nem carta de localização… enfim………..

Ontem reparei que me tinham cintado um sobreiro (pintaram um círculo branco a toda a volta do tronco). Fiquei possessa! Telefonei aos suspeitos do costume, E-redes, REN, e ICNF. Nenhum pintou nada. mas sei que foram eles , os da E-redes ou da REN, acho que cortam e nem notificam o proprietário!!!! Acontece que o cabo que lá passa está bem alto e o sobreiro não está na vertical desses cabos de alta ou média tensão (não sei ver a diferença) . Quando muito podavam. Mas pintar um círculo a toda a volta significa abate: passei-me , chamei a guarda. Tentei tirar a tinta e não saíu , foi com terra molhada que tapei o branco, mas a argila daqui é muito clarinha, agora ficou com faixa amarelada. Coloquei um cartão junto à base a dizer que não podem cortar. Como se isso fosse fazer a diferença, a REN , a EDP ou E-Redes e a Telecom são os donos disto tudo! Respeito pela propriedade privada? Não existe. Nem notificam. Será porque não sabem quem é o proprietário? Perguntavam, os meus vizinhos informariam, a junta de freguesia informaria ( acho eu…). Indemnizações? Nadinha. Bem , não vou desistir e o valor da cortiça não é convincente para tribunal, mas o julgado de paz existe para estas coisinhas . Tendo em conta o preço ridículo da cortiça ao produtor, o valor não é grande mesmo multiplicado por muitas safras ( pois os meus herdeiros têm direito a esse benefício ) o sobreiro deve ter 80 anos, está saudável, é uma linda árvore, há valores não monetarizáveis a ter em conta… , mas tal contabilidade não existe. Outro dia (há uns meses) disseram-me que a REN tinha decidido plantar floresta nativa por baixo dos cabos de alta tensão, em vez de fazer cortes rasos que a obrigam a limpar todos os anos… então porque estão a cintar árvores nativas e protegidas como os sobreiros? Será que só não cortam nas quintas dos amigos? No ICNF não tinham nada que me esclarecesse, referente a pedidos de corte aqui nas redondezas por qualquer um desses colossos dos cabos. Será que andam a cortar sem pedir licença ao ICNF, como é de lei? Vou telefonar mais vezes, até descobrir , pois quero mesmo impedir que me cortem a árvore.

Nunca recebemos um centavo para manter e gerir a floresta nativa que aqui temos!!!!!!!!!!!!!! Ao menos que nos deixem em paz!!!!!!!!!!!!!!! O sobreiro é mesmo uma árvore bombeira, ao contrário do que anda a dizer o tal prof da UTAD Fernandes, que parece estar definitivamente vendido às celuloses. Ele é que divulgou em Portugal essa ideia (não foi ele que inventou a expressão “árvore bombeira” que se usa também no Brasil) mas divulgou-a em Portugal relativamente ao sobreiro. Entretanto fez uns “estudos” (calculo, imagino, desconfio….especulo…. quem financiou) e ………. desdisse-se sem vergonha na cara, fazendo uma autêntica cruzada contra o sobreiro , disse que no fogo de Monchique foi o sobreiral que fez o eucaliptal arder de copa!!!!!!!!!!!!!!!! Foi quando ele disse tal coisa que eu saí do grupo do feicebuque onde estava a decorrer esse “debate”, era o grupo chamado “política florestal”, estavam lá , e em força, os avençados das celuloses… Havia alguns participantes que se lhes opunham, mas … sem qualquer resultado . Ora os estudos que ele fez dão vontade de rir. Usou um eucalipto e um ramo de sobreiro a ver quem faz mais projeções…. eu adoraria ver o laboratório e a “experiência”. Um eucalipto… qual o tamanho? Um ramo de sobreiro … estamos a brincar aos “caubóis” (hehe) ou a fazer ciência? O sobreiro tem realmente mais folhas que um eucalipto, muitas mais…. mas tem os ramos cobertos de cortiça e quando ali chega o fogo (normalmente por baixo!!!!!!!!!!) ele vai moendo , moendo… e perde velocidade e energia, no fogo que aqui na quinta houve em 2005, ele , o fogo, morreu mesmo na frente de sobreiros que aqui existem e não subiu mais, perdeu força, e os sobreiros não arderam de copa!!!!!!!!! Pois não havia eucaliptos nem pinheiros a arder de copa que lhes tivessem pegado fogo à copa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Os bombeiros estavam do outro lado defendendo uma casa habitada (na altura ainda eu não vivia aqui, as casas eram uns arrumos).

Ao menos que nos deixem em paz!!!!!!!!!!!!!!1


Ações

Information

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.