Relembrando Rotterdam

17 05 2022

14 de Maio 1940, a cidade é bombardeada pela força aérea alemã, estavam ainda a decorrer negociações de rendição dos holandeses( quem quiser contradizer isto, pode fazê-lo, na wikipedia, aqui não vale a pena, acho eu). De realçar que a invasão deste país NEUTRO por Hitler foi feita sem pré-aviso e os heróis de Rotterdam resistiram até verificarem que deviam render-se para evitar mais perdas de vidas.

“De verwoeste stadt”
Oorlogsmonument “De Boeg”

Quem quiser saber mais sobre o total desaparecimento do centro histórico de Rotterdam (escaparam ruínas de uma igreja e de um moinho) e quase completa destruição dessa cidade portuária tem sempre a wikipedia , a enciclopedia livre, se não concordar com algum detalhe pode sempre ir à página da discussão. Há quem defenda que foi a partir deste facto histórico que os bombardeamentos sobre a Alemanha por parte dos aliados não tiveram grandes preocupações com poupar alvos civis, ou seja, era mesmo para arrasar tudo…

O karma tem coisas lixadas e esta cidade faz-me lembrar outra cidade portuária, massacrada e reduzida a pó nas nossas barbas… e para ter barba não basta ser homem e às vezes nem é necessário sê-lo 🙂 …. Quando é que o karma repõe o equilibrio no caso da Rússia não sei , mas que tem de haver uma altura em que o povo agressor também sofre , isso é para mim muito óbvio, mas a História muitas vezes não tem a mesma lógica. Ou não a vemos.

Aproveito para desafiar os especialistas que sabem sempre tudo, a comentar a ideia de Macron apresentada nas comemorações do fim da II GG . Eu não achei disparatada. Agora com mais uma vantagem: contornava-se a chantagem turca e não enfraqueceria a NATO, mas a organização sugerida por Macron foi apresentada quase como um sonho, não especificou muito claramente quais os objetivos, mas percebia-se que seria uma espécie de coligação de alinhados e não alinhados para a defesa mútua sempre de acordo com a Carta das Nações Unidas.


Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d bloggers like this: