Felizmente a noite aumenta

22 07 2017

E ainda bem. Os dias vão diminuindo progressivamente. Lamento, sei que muitos estão de férias e queriam dias longos e quentes. Mas os dias longos , com o sol abrasador nunca me agradaram, sol que queima a pele às 7 horas da tarde.. será bom para os lagartos, para os animais de sangue frio, para as plantas, e nestes casos, ou seja, para a fauna e flora, só é bom desde que haja água. Ora nem há água nem eu sou lagarto ou planta, não tenho clorofila….por isso as horas de sol podem ser iguais às de noite seria bom. É uma mera questão de gosto, mais nada, ou talvez não. Talvez haja algo mais. Não me importo nada com as noites serem maiores do que os dias, já disse aqui , prefiro o outono e o inverno. Porque nasci no inverno talvez seja isso 🙂

Ainda bem que já se nota quase uma hora de menos sol. E foi um alívio esta semana de frescura. Nem sinais de chuva , só umas gotinhas. Continuo a regar. Mas foi boa a brisa, o vento, as manhãs e noites frias. Umas tréguas bem vindas para muitos.

Entretanto o frenesim que por aí anda em cortar floresta, pode ser bom, arde menos floresta, mas os preços da madeira baixam. Eu mesma no meio de negociações, verificando na pele, embora não em desespero , como o produtor fica ou pode ficar completamente à mercê do oligopólio tácito dos madeireiros. Por que não se associam os produtores? Claro que os grandes produtores têm um poder de negociação que dispensa associações. Refiro-me aos pequenos proprietários. Já enchi o meu portal do facebook com argumentos anti eucalipto. Se o deixassem crescer, crescer muito, talvez não ardesse desta maneira, a talhadia de eucalipto é o problema e o meu alvo. No entanto percebo os pequenos produtores, a sua ausência de alternativas, abandonados a si próprios sem apoios quaisquer para reconversão florestal, só recebem ameaças e rumores idiotas sobre a obrigação de limpar floresta mesmo longe de casas. É difícil na zona centro haver floresta longe de casas pois qualquer um pode decidir construir dentro da zona florestal. Para tal basta licença da Câmara. Enfim , divago, é da hora adiantada. Não tenho a pressão de retirar algum rendimento da floresta, mas há quem tenha. Este é o dilema e o problema. O governo , um ano depois, adia… adiamento que pode ser criminoso, estão apenas à espera das eleições locais, mas há ainda dois meses de alto risco de fogo. Sabem que há muitos eleitores que têm eucaliptos , nem que sejam apenas 2mil m2. Enfim, eu acho que o povo já viu o que tinha a ver na TV. Vai votar com os pés. Espero, embora não deseje, um record de abstenção.

Eleições locais : o folclore do costume. O que os faz ficarem tão escandalizados com o que disse o candidato do PSD de Loures? Eu explico: é que o que ele disse vai dar-lhe votos, muitos até. Claro que poderia ter sido mais politicamente correto e não mencionar ciganos, apenas afirmar que todos os cidadãos residentes, incluindo as minorias devem respeitar a lei, as minorias étnicas ou culturais  não são casos à parte, ninguém está acima da lei. Eu poderia acrescentar que os visitantes temporários e os políticos também devem respeitar a lei…

Quanto aos fogos, nada mais vou dizer. Deixei aqui e no facebook suficientes comentários. Estou farta, por isso que venha a noite e a sua frescura. Que venha o outono , the fall, como lhe chamam os anglófonos,  as árvores  mudam de cor e perdem as folhas, pelo menos as folhosas caducifólias que vão sendo cada vez mais raras no nosso país desgraçado, mas todas entrarão em certa dormência. Dormirão , umas mais profundamente que outras , mas estarão vivas e talvez até  sonhem. Quem disse que as árvores não sonham?

 

 

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: