Pois , o CM será tudo isso, mas……. e algumas impressões sobre os “últimos dias”……..

22 06 2017

O CM é muito criticado, por explorar a emoção, mas , penso  que foi o único que tem divulgado a cara e NOME das pessoas que morreram e isso é fundamental, pois não foram vacas. Podemos evocar metaforicamente o “silêncio dos inocentes”, mas apenas metaforicamente pois, neste fogo morreram muitos animais de quem não se fala mas dizer que foram 63 civis e pronto já está não se admite, não pode ficar assim,  foram pessoas que tinham família, foram crianças , jovens e adultos que tinham nome, idade futuro e projetos de vida ou de resto de vida ou de uma vida toda. O CM é aquilo que sabemos, mas o ano passado foi o CM que esteve em São Pedro do Sul quando o maldito CIRESP ou a incompetência humana deixou São Pedro do Sul entregue a si próprio durante 3 ou 5 dias , já não sei. O CM é dos primeiros a chegar aos sítios e diz os NOMES das terras, quando os responsáveis dizem à comunicação social que não se recordam de momento dos nomes das terras onde está gente a morrer encurralada pelo fogo. Como dizia hoje um popular : “em Lisboa devem pensar que são só uns parolos das aldeias que estão para aqui perdidos nos montes …” parafraseando. Eu preciso dos nomes de todos, quero saber que futuros foram ceifados pela ganância das celuloses em conivência com os poderes públicos.

E tenho sempre recorrido ao CM pois eles estão lá e informam, estão naquelas terrinhas com  nome “esquisitos” de que ninguém da CIDADE se recorda , nem o comandante operacional nem ministra na altura dos briefings.  E eu preciso de saber por onde anda o fogo, e ninguém responsável diz, o CM diz e eu vou ao google maps e posso ver como vai evoluir tendo em conta o vento indicado IPMA. O Prociv é muito vago na posição precisa dos fogos. também lá vou sempre diariamente no verão ou aos fogos.pt quando a página do prociv (proteção civil se vai abaixo). É que eu preciso de saber quando devo começar a molhar tudo à volta da casa. Tenho folhas de carvalho pretas depositadas no meu pátio de mozaico atrás da casa e o fogo estava ainda a 40 kilómetros. Como eu, todos nós!!!!!!!!!!!!

Uma palavra de reconhecimento aos bombeiros de Vila Nova de Poiares que respondem ao telefone (telefone normal, claro que não vou ao 112 quando apenas quero saber se há fogo perto). É que o cheiro e o nevoeiro seco de cinza era tal, na segunda feira, que não dava para saber por onde andava o fogo e quando se levantou uma ventania quente com o cheiro da árvore dos infernos queimada e cinzas a bailar ,tive de telefonar, tinha amigos de visita com dois bébés, um de oito meses outro de 3 anos. Por acaso, eram alemães e vieram visitar-nos num dos piores dias, onde a frente de fogo em Góis e Pedrógão era já de 70km, era isso que diziam na tv.  Eles estão agora salvos na costa. Tudo correu bem até agora aqui no concelho todo ou quase todo eucaliptado, mas há ainda muito Verão pela frente e a ministra vai ser a mesma eo CIREP vai ser o mesmo e os canadairs franceses, marroquino, espanhóis, italianos vão embora quando se extinguirem estes fogos da morte em massa.

 

 

 

 

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: