A serra da Lousã, a floresta e a ganância. Eu a falar sozinha, uma vez mais….

9 04 2017

Ninguém se incomoda ao ver a serra da Lousã despida de árvores? A serra da Lousã de que eu me lembro na minha infância estava toda coberta de árvores, especialmente o pinheiro silvestre! Que aconteceu? Ninguém trata da serra? Ou vão eucaliptá-la como todos os montes e áreas planas da “beira serra”? É um verdadeira vergonha, um atentado ao ambiente esta mancha interminável de eucaliptos. Interminável não é bem. Não sei como é em Espanha, mas sei que na França o eucalipto parece ser uma árvore proibida!
Vou assim falando sozinha contra um inimigo anónimo que nunca se manifesta, mas que vive bem perto. Sei que quem ganha mais com a eucaliptação do país são as celuloses, mas elas não podem eucaliptar terrenos que não são seus. Podem fazer o que provavelmente (eu disse provavelmente) já fizeram ou têm feito: pegar fogo às florestas nativas e aos pinhais para que o proprietário eucalipte. Eu disse provavelmente! Todos os anos há sempre um maluquinho que pega fogo e todos acham que os fogos são postos por maluquinhos. Eu também acho. Mas há maluquinhos pagos e há mandantes maluquinhos por dinheiro. Por isso há a tal probabilidade. Elevada ou não, o leitor ajuizará. Não estou aqui a acusar ninguém! Hehhehe. Leram bem ? Eu disse “provavelmente”.
Mas o inimigo silencioso não é só a indústria da madeira estilhaçada ou seja a indústria da celulose. É o meu próximo! Os proprietários que plantam eucaliptos em vez de reconstituir a floresta autótone , em vez de apostar em produções sustentáveis!
O pessoal urbano está-se marimbando e até é contra a eucaliptação mas vai dando uns passeios pelo país e até vai ver as mimosas em flor (mais os eucaliptos pois outra floresta dificilmente encontrará). As mimosas são outra praga que não sei se servem para celulose , as pessoas dizem que nem para a lareira serve. E ninguém se incomoda e ninguém as arranca. O país está coberto de eucalipto que apenas tem como concorrente a acácia mimosa! Tanto o eucalipto como a acácia mimosa pertencem à Austrália e daí não deviam ter saído! Em França é proibido plantar eucaliptos disseram-me. Não consequi ainda confirmar por falta de tempo. Mas na volta à França em bicicleta não se vê nem um, ou seja talvez um ou outro gigante que acho também que não deve ser cortado (tenho três na minha floresta e também tenho eucaliptos a marcar extremas, são bons nisso, crescem depressa e resistem ao fogo pois nascem outra vez, é só ter o trabalho de arrancar as centenas de novos rebentos que nascem depois de um fogo e deixar só os da extrema.)
Pronto, já desabafei e preguei uma vez mais…. aos peixinhos! Temos um aborto de partido chamado os verdes que nada faz mesmo agora que tinha uma ocasião privilegiada de controlar a propagação do eucalipto! Os verdes são o PCP e o PCP está-se marimbando para a floresta , possivelmente também lá têm ações , nas celuloses!

Acções

Information

Deixe uma Resposta

