“Maria José Nogueira Pinto, uma vida invulgar”

27 10 2016

Acabei há alguns dias de ler o livro com o título acima indicado (que o wordpress não deixa colocar em itálico , como devia ser) de Maria João da Câmara, Oficina do Livro, Leya, (2º edição Setembro 2013).
Não sou historiadora nem habilitada para crítica literária. Apenas digo o que me sinto habilitada para dizer e aquilo que senti ao ler o livro.
Bem escrito. Impecável na indicação de fontes.Honesto. Sóbrio na homenagem a essa grande mulher que foi Maria José Nogueira Pinto, que afinal é o objectivo expresso desta obra. Gostei e lerei outras obras de Maria João da Câmara e cito o último parágrafo da introdução: ” Mais do que uma reportagem, mas menos do que uma biografia final, este livro pretende antes de mais lembrar e homenagear uma mulher admirável, sabendo que apenas podemos perscrutar os rios que cruzaram esta vida tão cheia de tudo.”
Senti que queria que o livro continuasse , que Maria José estivesse entre nós, continuando a fazer coisas pelos outros, pelos que precisam, de forma sempre muito claramente lúcida e consciente da cidadania das pessoas , do seu direito à dignidade e não à mera assistência de caridade. Deixou obra feita, só não verá quem é cego de sectarismo.
Aqui fica a minha homenagem também à pessoa de direita que mais admiro.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: