“O corredor desconhecido”(Alex Roeka): tradução do texto

27 09 2016

O texto é também uma boa metáfora para a vida fora do ciclismo, por isso me dei ao trabalho de traduzir.

Letra e Música de Alex Roeka
(Tradução minha)


“Ninguém me vem perguntar nada
Na barreira perto da meta.
Pedalo como uma sombra através dos dias,
Só a minha mãe sabe como me chamo.

Ajudo o nosso líder a ganhar
Esforço-me sempre para além do máximo.
Ele acena com os gladíolos
E eu na minha cama com a morte.

REFRÃO:

Sou o corredor desconhecido
Para mim não há café dos fãs
Não há beijo da maravilha loura
Mas já pedalo há cem anos

O pior são as montanhas
Completamente sozinho na retaguarda
Pedalas no fim do mundo
Duvidando de que existes

Às vezes recebes um afago do líder
Isso atenua a dor da ferida.
Olhas para ele com os teus olhos
Agradecido como um cão

REFRÃO
……………….

Naturalmente, tenho recebido.
Todos recebem aqui qualquer coisa.
Para poder participar
E por amor da bicicleta.

Eles precisam de um bode expiatório
Para a seu próprio dececionante fracasso
Eu concedo-lhes o fel e a verdade deles
E o resto não me interessa

REFRÃO
…………

Mas já pedalo há cem anos”

Nota de tradução de “maar ik rij wel al honderd jaar mee”: “mee rijen” significa “pedalar com” (à letra). Deixei apenas o “pedalar” pois “participar” não significa “participar pedalando ” e esta última ficava mal…Também a palavra wel não traduzi (significa muita coisa , neste caso , seria algo como “de facto” “o certo é que”. Deixei apenas “Mas pedalo há já cem anos”.
Dificuldades de uma tradutora de uma língua de que gosto muito e que muito respeito. Há mesmo coisas que se perdem na tradução.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

