O que já não me devia incomodar…

24 09 2016

mas ainda incomoda é ler algumas opiniões paternalistas, depreciativas e abusivamente generalizadoras sobre os docentes deste país,os de ontem e os de hoje.

Acabo de fazer um comentário à prosa publicada no Com Regras intitulada “Cada vez acredito mais que os professores não sabem ter autoridade”   , transcrição de uma entrevista à autora do blogue Profissão Mãe. A entrevista começa com o resumo do livro de Sara Wrong  A minha Sala de aula é uma Trincheira, 10 mitos sobre os professores . A relevância dada ao livro e os comentários ao longo da entrevista permitem concluir que a autora se revê  nas opiniões expressas por B Wrong, cujo livro não li e muito menos lerei depois de ter conhecido o resumo.

O último parágrafo da entrevista, antes da frase de despedida é sintomático do que digo. São afirmações que ainda me incomodam e muito. Felizmente (ou não) não sou caso único, antes fosse, ficaria menos gente incomodada. Apesar da entrevista ter alguns anos, é posterior ao livro indicado acima, portanto não será tão antiga como isso e é reveladora da permanência em alguns setores da população de juízos enviesados sobre a classe docente de há alguns anos a esta parte.

Não publico o meu comentário pois só fará sentido depois de ler a peça… só adianto que me socorri da ferramenta  importante para a memória que constitui o livro de P. Guinote 08/03/08 Memórias  da Grande Marcha dos Professores.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: