Carta de sensibilidade aos fogos, Cecílio Gomes da Silva (relembrando) e perguntas retóricas sobre o que é hoje o ICNF

12 08 2016

Retomo um post  de 28 de Fevereiro de 2010 (sobre as enxurradas na Madeira) no blog In Extenso, de Raimundo Narciso, onde é citado o Engº Victor Louro. Acrescento eu que meu pai nunca foi dado a louvores e beija-mãos. Não trago este assunto de novo ao meu blogue por causa do não reconhecimento. Meu pai queria apenas que o lessem e seguissem os seus conselhos, de preferência. Só isso, porque amava a Natureza, o planeta, a sua Ilha da Madeira e o Continente onde viveu a maior parte da vida. Calculo por que razões o não o convidaram para a apresentação do livro. É que então deveriam dar-lhe a palavra e ele iria dizer as verdades incómodas.

Toda uma vida de luta contra a eucaliptação do país e obviamente, contra a máfia das celuloses. Tentaram comprá-lo, recusou convites para trabalhar para elas… Claro que houve quem aceitasse tais convites na D.G.das Florestas ou não? Que acham? Pessoas como meu pai quantas ? Havia sim, pessoas como o Engº Victor Louro, mas reformaram-se, faleceram outras. Quem anda agora por lá, pelo organismo que era a Direção Geral das Florestas e agora (se não mudou uma vez mais o nome) é chamado de ICNF, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ? Que não se ouve uma palavrinha contra os eucaliptos???? Para quem trabalham?

Vamos então ao post de 2010 do In Extenso

«Victor Louro sobre Eng. Silvicultor Cecílio Gomes da Silva.

 

Victor Louro é engenheiro silvicultor reformado, foi Secretário de Estado da Reforma Agrária no VI Governo Provisório e comenta o artigo de Cecílio Gomes da Silva, publicado em 1985, [ver post abaixo] que descreve um “sonho” onde “viu” a catástrofe (as cheias) que se poderia abater sobre o Funchal se não se tomassem medidas como as que propunha, e que… se abateu sobre a cidade em 2010!!
“O meu colega não é bruxo, mas é um grande Silvicultor. É um homem entusiasta e sabedor, que elaborou a 1ª carta de risco de incêndios florestais, nos anos 80: apesar das técnicas de então, esteve em uso 20 anos até 2003, quando foi substituida por uma outra resultante das imagens de satélite, com alta tecnologia !Foi este Homem que eu quis que o Ministério lhe atribuisse a medalha de Mérito Agrícola aquando da publicação da referida carta de 2003, sob a minha responsabilidade enquanto Director de Serviços. Mas nem sequer aceitaram a minha insistência para o convidar para a apresentação pública da mesma !

Escrevi na Apresentação desse livro:”A Carta de 1981 traduziu esse fenómeno com assinalável consistência. Ela foi possível graças ao conhecimento prático acumulado na DGF (que, na época detinha não só a responsabilidade da vigilância, como a do combate, ao menos nas matas que estavam sob sua gestao, ou seja, as Matas Nacionais e os Baldios). Mas, essencialmente, graças ao conhecimento científico que ali residia. E como as instituições não fazem o trabalho por elas próprias, é de elementar justiça destacar o saber e a técnica do Engenheiro Silvicultor Cecílio Gomes da Silva, o grande autor da referida Carta. Com papel vegetal e lápis, sobrepondo sucessivas cartas (climáticas, exposições, demografia e distribuição da vegetação), esse distinto silvicultor produziu um instrumento cartográfico assente nos conceitos disponíveis na época, que se revelou de grande utilidade.

Deve-lhe o País este reconhecimento público”.Quando o saber respeitar a Natureza é substituído pelo patobravismo, e a ganância ganha foros de “valor” humano e “guia” do comportamento, é inevitável que, mais tarde ou mais cedo, ela – a Natureza – nos lembre a burrice dessas irresponsabilidades. Mesmo que nos chamem idealistas e utópicos, é preciso ter a coragem de denunciar constantemente essas burrices -. porque a Terra é só uma.»

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: