ADSE, agora o PR ao ataque ou coisa parecida

21 05 2016

Se querem ir preparando terreno para fazer chegar aos bolsos dos privados aquilo que gastamos com a ADSE, preparem desde já um pacote de fundos de reserva que podem ir buscar a essa mesma ADSE , pois nos últimos anos, quase que garantia que tem fundos de reserva, para que os privados possam garantir que:
– os prémios são em percentagem do rendimento,
-o seguro é vitalício,
-os prémios não aumentam com a idade,

-não há limite de idade para a adesão
– não há qualquer exclusão para doenças anteriores ou quaisquer tipos de doenças listadas nos seguros de saúde privados.

O fundo de reserva seria, como existe noutros países, para garantir os riscos pesados (doenças prolongadas com intervenções e tratamentos caros, cuidados ao domicílio , cuidados paliativos, etc , que são quase certezas, à medida que a idade avança e as seguradoras cobrem riscos e não certezas ,embora sendo certo também que muitos beneficiários morrem tendo usufruído em uma percentagem mínima daquilo que contribuíram, imagino que mesmo assim, o peso das despesas não seja coberto pelas receitas e as companhias de seguros iriam à falência, o que ia dar no mesmo, todos acabariam no já superlotado SNS).
O
opting out que defendia Maria José Nogueira Pinto, que muita falta faz no parlamento, é algo que , embora ache perigoso no nosso país, é lógico. É que as pessoas que contribuíram com a TSU (CGA) mais a percentagem para a ADSE teriam direito ao SNS também. Se as entregam aos seguros privados é óbvio que deixam de pagar os 3,5% da ADSE. Alguns irão para os privados , a maioria vai para o SNS até porque a adesão aos seguros privados se faz apenas até aos 59,5 anos de idade e todos terminam os seguros privados aos 70. E a ADSE morre na praia. Mas não podem entregá-las aos seguros privados depois de uma vida inteira de contribuições, sem garantir que o prémio seja comportável e tenha as mesmas características da ADSE acima indicadas. Querem mais dinheiro para a ADSE? Tudo bem , aumentem a percentagem em termos de bom senso , se é que tal coisa existe no cérebro da nossa classe política.

Além disso, há uma pequena dúvida:  A TSU foi mesmo só para as pensões? Então se a TSU também em parte for ou tiver sido canalizada para o SNS , a percentagem paga pelos FP para a CGAposentações deveria ser menor (se se der o caso de, como  devia ser e ter sido,  a ADSE tiver pago ou pagar ao SNS quando o doente recorre ao serviço público) verdade? Se a TSU é só para pensões e subsídios de desemprego e doença então os FP deveriam pagar menos impostos, se se der o caso de a ADSE ter pago , pagar ao SNS as despesas de beneficiários desse subsistema. Verdade ou estou a pensar mal?
Em suma se vão sobrecarregar o SNS com todos os beneficiários de subsistemas então este SNS rebenta mesmo. Os serviços deterioram-se já sem esses beneficiários, pois a maioria opta pelo privado convencionado, agora imaginem o que será quando estiverem lá todos à porta.
Insisto nesta ideia que no último post defendi que mais não é por enquanto do que uma vaga exigência em sede de  blogosfera: publiquem-se as contas da ADSE , devidamente detalhadas, de preferência dos últimos 10 anos. As continhas da TSU e CGA também seria bom que fossem conhecidas.
Gostaria também de saber mais sobre o orçamento do subsistema das forças armadas que deve haver, pois os militares têm os seus hospitais só para eles e família e nós, da adse vulgar vulgaris que todos acham especial, especialis, não temos! E os SAMs também quero saber como garantem os riscos pesados e quanto pagam os bancários. Só curiosidade , nada mais.

Já agora, faltam 600 milhões na Segurança Social e há 4mil milhões para injetar na CGD?
PS: Extrapolações para o setor educativo são oportunistas


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: