SNS: endoscopias sem ou com anestesia? Público vs privado?

17 05 2016

Há alguns meses ouvi na Tv que as endoscopias no SNS iriam passar a ser feitas com anestesia. Uma amiga minha telefonou a tentar informar-se e a resposta foi: no próprio dia fala com o médico…. Ou seja, nem que sim nem que não. Esta, meus senhores é uma diferença entre o privado e o público. Nunca no privado uma pessoa teria endoscopia marcada sem saber todos os pormenores do exame. Este é apenas um exemplo.
Acho que a extensão do sistema ADSE ou coisa semelhante a quem quisesse poderia ser sustentável. Façam as contas por favor, temos o direito de saber as contas da ADSE sobretudo porque pagamos 3,5% do nosso vencimento ou pensão para esse subsistema. Não me estou a queixar , sei que os serviços custam dinheiro, os médicos devem ser bem pagos (mas obviamente pelo seu trabalho e não apenas por existirem, não sei se me estou a fazer entender). Os enfermeiros devem ter, como os médicos, uma carreira que os dignifique, seja no público seja no privado. Alguns serviços privados alargaram algumas das suas valências ao próprio SNS. É óbvio que o SNS precisa do sector privado.
Quanto ao exemplo dado só uma nota pessoal: a mim ninguém me fará uma endoscopia comigo consciente. Façam-no vocês, médicos, uns aos outros primeiro e depois digam que não custa nada.

PS: Extrapolações para o sistema de Educação são um pouco oportunistas o que não quer dizer que o setor privado não tenha aí o seu lugar. Não queria agora escrever sobre esse assunto.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

