Do revanchismo até no gosto musical: um post circular em defesa de Rui Veloso

18 12 2015

Mais um raciocínio circular. É que eu prefiro o círculo ao quadrado.

Agora os nossos vocalistas estão a ser avaliados pelas suas posições políticas. Ora é altura de dizer que acho Veloso muito melhor que Abrunhosa. Aquela muito na voga “Para os braços da minha mãe” de Abrunhosa é acabrunhante , pois refere-se a deslocações no espaço comunitário, o que nem devia ser hoje considerado emigração se existisse uma Europa como espaço de cidadania plena ( e não existe, não apenas por culpa da extrema direita, mas por por culpa das várias esquerdas em toda a Europa tão nacionalistas quanto a extrema direita no que respeita àquilo que acham ser a soberania dos países e a preservação das “culturas”, com a diferença de que não confessam, dizem-se pro-Europa….) . Quanto à canção , apetece juntar coisas à letra, como por exemplo: “Quero ir para os braços da minha mãe” para ela me lavar a roupa e me fazer as refeições e para ela me arrumar o quarto (problema que é recorrente pois na outra canção mais antiga ,dos cigarros e das garrafas por todo o lado, mostrou que precisava de empregada doméstica).

Há várias canções de génio de Rui Veloso, por exemplo “O anel de rubi” onde é dito que não se pode amar quem não ouve a mesma canção, ” Porto Covo” e mesmo todas as de rock que não são o meu género. Mas para mim a melhor , tanto na música como na letra é “Porto sentido”, uma homenagem merecida ao Porto, cidade secundária imerecidamente, na minha opinião. Um belo poema e uma música de génio.

O Abrunhosa cria músicas?


Ações

Information

Deixe uma Resposta

