Guinote: “direitismo” e “liberalismo” e respectivas fêmeas

6 11 2015

A metáfora de ontem sobre cogumelos e classificações não foi suficiente. Assim sendo, coloco um pedido de esclarecimento à mesa ou seja ao autor do post O Direitismo , Guinote II (pois é isso, há um Guinote I e um Guinote II ou sempre houve, mas no “Umbigo” estava aos comandos o Guinote I) . Nas assembleias “democráticas” um pedido de esclarecimento era uma boa maneira de quem já tinha esgotado o seu tempo de intervenção apanhar a palavra de novo. Eu acho até que já esgotei o meu tempo. Não há já pachorra, mas mesmo assim , a bem do debate racional que fica sempre comprometido com classificações entre o científico e o “literário” (chamemos-lhe literária, por ora, antropologia não me parece, mas talvez seja): o que queria ver esclarecido é o seguinte: o que é o “direitismo”? O que é o “liberalismo”? Acrescento que adoro ver femininistas a escrever textos quase sexistas. E posso esclarecer se for preciso o que entendo por um texto sexista. É que, tendo votado PAF, estou por ali incluída algures, no subsub grupo “fêmeas” de um daqueles subgrupos, mas não me tendo revisto em nenhum dos subgrupos, adoraria saber em qual sub-subgrupo de “fêmeas” liberais direitistas estou colocada, por isso preciso de saber antes de mais o que é um liberal e o que é um direitista, no masculino. Depois logo vejo se me sei sentar em público, mas tenho de voltar a ver a tomada de posse do governo a ver como se senta Assunção Cristas, é que não reparei e pareceu-me o subgrupo menos “mau”🙂 Só não me revejo no CDS de Portas, mas isso é coisa de pouca importância, sou direitista está bem de ver e tenho de assumir, mas antes gostaria de saber o que é isso para depois assumir. Adoraria também saber o que é a esquerda e o esquerdismo à luz da nova antropologia, mas isso extravasa o teor do artigo citado.

PS: Não é obrigado a justificar-se, o novo blogue que criou é só para dizer umas coisas, eu sei. Pois o meu blogue também , por isso, está dispensado de qualquer justificação aqui ou no seu quintal que já vai nos 4,5 hectares e tem pouco mais de um mês. A minha quinta continua pequenina, 15 hectares e tem uma data de anos🙂


Ações

Information

3 responses

6 11 2015
Paulo Guinote

Não carece de especial esclarecimento o que está bem explicado no texto com a analogia com o esquerdismo.

O “direitismo” é o exacerbamento caricatural de um liberalismo levado a um excesso que se torna ridículo, como o velho esquerdismo o era.

Quanto ao aspecto feminino da coisa, há que distinguir o “direitosmo” do “beatismo” (da ministra cristas) ou a simples adesão aos ideais liberais, mais ou menos conservadores.

Quanto aos Guinotes, que raios, julgo que existem bem mais do que dois, porque cada um pode tentar ser pessoa em minúsculo.

Gostar

10 11 2015
mcgs07

Há realmente mais do que dois Guinotes, só pode. O que considerou o governo de Passos Coelho pior do que o de Marcelo Caetano é outro , diferente dos dois que mencionei , chamemos-lhe Guinote III, por agora. Este último não pode ser historiador. Quando se faz desdobramento de personalidade era bom criar heterónimos, e como Pessoa , atribuir-lhes profissões diferentes. Digo eu, claro, como sugestão que facilitaria a vida aos leitores, embora desta forma seja sempre interessante tentar adivinhar qual deles está a escrever cada artigo.

Gostar

17 12 2015
Fui bloqueada no facebook … a extrema direita naquilo que sabe fazer e ainda o facto de Guinote me ter dito que sou de direita | maisk3D

[…] a falar das maravilhas da governação de Caetano. e a outro post onde atacava um texto de Guinote sobre direitismo e fêmeas… Tudo isto me obrigou a fazer um post autobiográfico logo a seguir ou uns dias depois. Para pessoa […]

Gostar

Deixe uma Resposta

