Inspirando-me nos acórdãos dos tribunais sobre o caso Sócrates, googlei…

16 10 2015

Citar o Padre António Vieira  “eleva” sempre o tom de um acórdão , muito mais do que citar um velho provérbio do povo ignorante, embora haja quem defenda que a  “sabedoria popular” poderá constituir pedra chave para aplicação casuística nos tribunais e que muita “jurisprudência” nesta fonte terá bebido…. Não obstante, admitamos que é mais adequado citar um doutor da Igreja, então poder-se-ia refletir também em outra(s) citação(ões) do mesmo autor. Por exemplo esta:

A cegueira que cega cerrando os olhos, não é a maior cegueira; a que cega deixando os olhos abertos, essa é a mais cega de todas.

Não sei onde os Juizes Desembargadores  Rui Rangel e Francisco Caramelo foram buscar a citação da “caça” , calculo que tenham indicado também a referência bibliográfica, como deveriam, se quisessem elevar o nível dos acórdãos. Eu, que não tenho essa necessidade neste meu blogue de desabafos, encontrei esta frase sobre a  “cegueira”  no site abaixo indicado , onde está , entre muitas outras proposições do mesmo douto autor,  a citação que consta do acórdão de Setembro dos Juízes desembargadores Rui Rangel e Francisco Caramelo: Quem levanta muita caça e não segue nenhuma, não é muito que se recolha de mãos vazias.” que foi interpretada como resposta ao provérbio,  recolhido da sabedoria popular , citado pelos Juízes desembargadores Agostinho Torres e João Carola em  Março passado : “Quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem”.

Para concluir, reproduzo  ainda mais uma frase do Padre António Vieira por me parecer que nos serve a todos muito bem, como orientação tanto na nossa caminhada espiritual como na  temporal: Quem quer mais que lhe convém, perde o que quer e o que tem.

Fonte das frases:  http://kdfrases.com


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: