Mágoa e perplexidade

14 10 2015

Ler algumas pessoas em cuja lucidez depositava confiança desdenharem de quem votou PAF ao mesmo tempo que protestam quanto aos que fazem o mesmo em relação a quem votou CDU ou BE. Lamentável e inesperado ver a mudança de tom em relação a José Sócrates Pinto de Sousa, nome que nunca mais esquecerei esteja ele calado ou a falar , preso ou livre, culpado do que lhe é imputado hoje pelo Ministério Público ou “inocente” (:::) . Foi um ditador tanto quanto a nossa democracia lhe permitiu, vingativo, franzindo o olhar de ódio, instigando o ódipo de portugueses contra portugueses, usando a estratégia de Goebbels para atingir os seus fins, e aqui também tanto quanto a constituição lhe permitiu, ou seja , tanto quanto NÓS os visados lhe permitimos pois durante esse processo tentou ou mesmo atropelou a Constituição da República. Só que ninguém se queixou ao Tribunal Constitucional. Agora, para esses autores que não vou nomear por não me apetecer e porque não quero na polémica que me venham perguntar por obra feita, eu sou mera professora ainda por cima aposentada. É que para ter opinião basta ser cidadã e já agora, saber umas coisitas de Economia enquanto ciência. Aposentada muito antes do tempo em consequência do ambiente que se vivia  na Escola Pública, transformada, pela mão de Sócrates e seus propagandistas ou funcionários locais (directores de escolas) num caldeirão de invejas, ódios mesquinhos, burocracias, grelhas e grelhados, injustiças, atropelos ao trabalho de colegas, sucessos de alunos forjados e forçados por via do MEDO. Só quem lá andou , na escola pública, conhece o que se passou durante esse tempo de Maria de Lurdes como ministra e depois do próprio Sócrates, já que a ministra que  sucedeu a Maria de Lurdes Rodrigues nada fazia sem o seu Senhor !

Sócrates se pudesse tinha mesmo demitido o ministro das Finanças se tivesse no parlamento uma maioria para dizer “Não Pagamos  a dívida”. Foi adiando a decisão de chamar a Troika e humilhou Teixeira dos Santos, todos o vimos. Este calou, calou, mas só os burros não adivinharam o que se estava a passar… Ora o personagem José Sócrates pode inspirar muitas piadas , é mesmo vocação dele, mas tudo isto que ele fez ao país não foi uma piada , foi algo de muito sério e muitos são co-responsáveis! Muitos que vimos de bicos de pés atrás de Costa. TUDO ISTO levou a que muita gente, mas mesmo muita tenha votado Passos Coelho, não é PAF não, é Pedro Passos Coelho. Pois a ridícula dívida que foram encontrar à Segurança Social  aconteceu a muitos jovens que são chamados precários pela esquerda: foi a parte patronal para a SS que Passos Coelho, como muitos no tempo dele,  se esqueceu que deveria suportar sendo trabalhador independente. Que ele também , tenha beneficiado algum ambiente de impunidade por esse tempo não me admira, foram os tempos das vacas gordas. Mas a impunidade que se viveu durante o consulado de Sócrates é ainda mais grave, pois estávamos em crise (a tal crise de 2008, não era?????)  e continuou-se a esbanjar , a encher os bolsos de construtoras e sabe-se lá mais quem. Quando alguém refilava, esse senhor virava a cara ou mandava despedir por vias sinuosas, como conseguiu fazer com alguns jornalistas enquanto mantinha uma bateria de “jornalistas” e doutos especialistas e professores da universidade para a sua propaganda diária. Digo e afirmo o que então disse, o socialismo de Sócrates estava a tornar-se cada vez mais um nacional socialismo lusitano com o apoio total do Partido Socialista onde nunca se ouviram vozes discordantes a partir de dentro. Votaram todos na sua continuidade sem qualquer vergonha. E lembro-me bem de que o discurso de Costa só beliscou Sócrates por ter sido um discurso muito , mas muito mais inteligente, mas infelizmente terminando com um “estou contigo ó Zé” que nunca esquecerei também e ao qual deveria ter dado mais atenção na altura das primárias em que fui votar Costa…

Mas agora esses que então concordariam comigo a respeito do consulado Sócrates já não falam nele, mas “nos seus erros”, num paternalismo que me magoa mas também me enoja. Isso mesmo enoja, dá-me vómitos.

A quem servir este barrete que o enfie bem até aos pés , tipo burca integral, de forma  a que não eu não tenha de lhe ver  a cara que tão acirradamente atacou o personagem Sócrates no passado, a mesma que agora  tenta ( só para que o PS faça um governo de “maioria de esquerda”)  reabilitá-lo como apenas  autor de “alguns erros” e “ilusões ingénuas” e “vaidade”…

Não ataquem pessoalmente comentadores  que têm opiniões devidamente fundamentadas em relação a não haver outra alternativa a não ser a continuação de alguma ( só alguma?) austeridade!!! ARGUMENTEM!


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: