Preparando o Inverno, “limpando” a floresta

25 08 2015

IMG_2015_08_21_4505

O jeep lá vai fazendo o trabalhinho que lhe compete, mas como só trabalha algumas vezes por ano, já ouço um ruído novo no motor , espero que não seja nada de grave. Os toros são transportados de carrinho de mão até ao atrelado. Esse esforço é sobretudo do homem da casa, o meu companheiro. No entanto, também ajudo com os toros mais pequenos e estou toda dorida. Como dizia meu pai, a lenha aquece três vezes. Eu acho que são quatro pois manobrar o defender , que tem prensa ( e não embraiagem normal), é obra. Tenho o músculo da perna esquerda a desenvolver, mas primeiro dói🙂 Já estou melhor, de tanto treino já custa menos. Foi feita limpeza da floresta, ou seja , agora que já não há ninhos, foram deitados abaixo os pinheiros secos e os tortos ou doentes. Limpou-se o mato seco que crescerá de novo assim que chover, mas deixaram-se arbustos já de certo porte. Uma floresta , repito o que me dizia meu pai, é composta por bosque (as árvores), sub-bosque e manta-morta. Quanto à manta-morta está lá pois só retirámos ramos secos , todo o mato cortado ficou na terra para apodrecer. A máquina roçadora já tritura bastante, por isso rapidamente se tornará manta morta enriquecendo o terreno. A manta morta é o alimento da floresta. O sub-bosque é o abrigo e alimento de insectos e outra fauna que tenha ainda escapado ao extermínio dos caçadores… Por isso, relembro, retirar a biomassa da floresta é matá-la!

Na foto vê-se o trabalhador da floresta que cortou os pinheiros com toda a mestria de muitos anos de experiência. O mais difícil foi evitar os fios da PT que me atravessam a propriedade (sem qualquer autorização prévia, como já aqui contei noutra ocasião).


Ações

Information

Deixe uma Resposta

