Cante Alentejano, Património da Humanidade

29 11 2014

Esta canção aprendi-a em Aljustrel com um mineiro que fazia parte do coro dos mineiros. Nunca mais me esqueci dela. Aqui aparece cantada em grupo misto. O cante evoluiu e isto é a prova, ouvem-se bem as vozes femininas. A voz masculina mais aguda ouve-se menos por essa razão. Mas acho positivo que se façam estes grupos mistos.

Na minha busca no You tube encontrei esta reportagem interessante da RTP, feita em 73, portanto antes do 25 de Abril, onde se pode ver o Aljustrel de que me lembro (pois fui lá colocada em 1976). Foi bom rever…A mina era assim? Era mas pior, não mostraram a máquina que investia contra a rocha , manobrada por um homem, o ruído, a poeirada à volta em toda a galeria, que se tornava fantasmagórica pois apenas se viam vultos com luzes na cabeça.
Todos os mineiros que iam lá ao fundo respiravam aquilo todos os dias. NUnca esquecerei a visita guiada que nos proporcionaram a nós professores (eramos todos jovens se bem me lembro). E na reportagem nem uma palavra sobre a silicose. Natural, o programa era sobre a música alentejana e estávamos em 1973, calculo que tenha havido muito trabalho de edição. E notei certa dessincronia entre o que dizia um mineiro e o movimento dos lábios. Pode ter sido apenas um problema técnico…

Quanto ao canto ou cante talvez seja de manter ambas as versões, o coro masculino é , de facto, o mais antigo, embora elas conhecessem as modas e as cantassem em coro no trabalho no campo mas também em casa e com amigas. Não lhes era permitido ir ao café, muito menos à taberna. Era assim em 76.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: