Aldeias de xisto, o meu percurso épico

5 10 2014

O meu percurso pedonal na serra da Lousã foi , de facto, épico: cada um tem o K2 que pode ou merece😦 .
Na aldeia do xisto chamada Aigra Nova, onde nos deslocámos de carro, estavam uns jovens que tomam conta do museu e do centro de interpretação ambiental. Perguntámos se era longe até a Aigra Velha, em percurso pedonal . Disseram que era perto, uns vinte minutos e que o percurso estava assinalado e que se fazia bem…
Fomos… e andámos, e subimos… e subimos, por pedras de xisto soltas, abismo do lado direito, árvores nenhumas, alguns arbustos aqui e ali, eu com malinha de senhora assaz pesada (como sempre) e sabrinas com sola de borracha gasta. Subimos montanha acima, pelo menos uma hora, no pico do calor. Eu usava a mala para contrapeso do lado esquerdo e o guarda chuva que tinha levado para me passear ao sol acabou por servir de apoio do lado direito. Havia também umas poças de água. Claro que enfiei os sapatos e os pés até ao tornozelo… Foi bom, aproveitei a desculpa para parar e tentar secar os pés e os sapatinhos para não escorregar. Os meus comparsas, todos mais velhos do que eu, tudo na boa, em grande forma e vinham com sapatos melhores, mas nada de sapatos de montanha. O meu homem ofereceu-se várias vezes para me levar a mala, mas eu declinei, aquela mala era o meu contrapeso quando já estava um pouco tonta, subimos uns bons 400 m em altitude. Quando chegámos finalmente todos vivos à estrada de alcatrão, a Aigra Velha não estava à vista. Resolvemos então regressar à base, pela estrada, até Aigra Nova, onde ficou o carro.
É assim , sem qualquer equipamento adequado considero uma verdadeira acto heróico de sobrevivência. Quando ainda não se via estrada nenhuma, a montanha ainda a subir mais e mais foi mesmo ponderado descer. Perguntei se era por mim. Era. Então, estoicamente, disse: é de subir… (aqui para nós, só de pensar em descer, sentia calafrios🙂 …
Considerando a estimativa de tempo a a descrição do percurso dada pelos ditos jovens fiquei irritada, mas também contente, nós devíamos ter um aspecto bem desportivo, só pode…
Fotos não sei se há, ainda não perguntei se algum dos meus bravos comparsas tiveram tempo para isso, mas havia uma daquelas tabletes que tiram fotos, mas não são de chocolate, o que até tinha calhado bem, mesmo derretida, pois não tinhamos almoçado.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

