A dívida e a avestruz lusitana… e a reestruturação

23 08 2014

Há por aí uma “maturidade ” da dívida a cair em outubro de cerca de cinco mil milhões, será que está no orçamento, ou vão aos mercados?….. Ninguém quer ver a conta corrente da dívida? Eu quero saber, euro a euro, oque já pagámos e a quem pagámos, a que juros, e o que falta pagar , a quem e a que juros. Serei só eu que me preocupo com esta coisa?
Também quero saber qual o nosso saldo orçamental “primário” sem o serviço da dívida. Baralham tudo e já ninguém quer saber de coisa nenhuma. Há até quem nem queira ver o recibo de vencimento. Um povo de avestruzes , ou de maus hábitos diria eu, só tiram a cabeça da areia quando os débitos automáticos começarem a vir rejeitados pelo banco ?
É assim também com a política em geral. Já “só querem é ser felizes”. Bom proveito. Entretanto há já quem não tenha nenhuma hipótese de o ser. Por exemplo as gerações futuras que terão de pagar a dívida. Ou acham que não é para pagar como o nosso génio Sócrates? Há por aí muitos génios assim. Pois , mas eu gosto de pagar o que devo. Claro, a juros JUSTOS ,de outra forma, é impossível, teremos de começar a vender território e isso, também não. Acho que devemos pagar o capital emprestado mais um juro justo, quem disse que nós somos ricos para enriquecer quem investiu em dívida pública portuguesa? Mas se não pagarmos quem nos financiará? Há que reestruturar com muita calma e pouco alarido. Negociar juros e prazos. SEM ALARIDOS idiotas típicos de certa esquerda que tornarão a operação de reestruturação completamente contraproducente.

avestruz


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: