Não, desta vez os sindicatos não traíram, na minha opinião

27 06 2013

Fala-se por aí de traição dos sindicatos? Acham mesmo? Pareceu-me esta luta muito mais consequente e com resultados à vista, a não ser que o governo daqui a um mês venha dizer que aquilo que prometeu por escrito em acta não o obriga a nada. Nesse caso a traição é dos sindicatos? Ou de um governo sem vergonha nem palavra?
E~, na minha opinião, desta vez, na utilização da mais forte forma de luta dos professores não houve traição dos sindicatos, houve uma luta consequente, com greve de três semanas `as avaliações não desconvocada nas vésperas como foi costume durante décadas, sobretudo no tempo de Teodoro à frente da Fenprof. Há uma diferença considerável entre este e Mário Nogueira. Aquilo que o MEC disse e está escrito em acta é uma cedência considerável, só não vê quem não quer ver.

Parece que desta vez os sindicatos, sobretudo a FENPROF, acreditaram na tenacidade da luta dos profs talvez por constatarem a capacidade de organização de professores sindicalizados e não sindicalizados, por escola, de forma autónoma , com fundos de greve organizados por iniciativa dos profs e por eles organizados, com ou sem sindicatos. Perceberam que a pressão era tanta que “desta vez “os profs iriam aguentar. Quem lhes disse que nas outras vezes não iriam? Os dirigentes que vão visitar as escolinhas uma vez por ano? O MEC aprendeu a lição , espero que os dirigentes sindicais tenham aprendido também.

Estou a observar de fora, pena minha, gostaria de lá ter estado. Mas talvez essa distância seja uma vantagem em termos de objectividade.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: