Alternativa à eutanásia de cães e gatos saudáveis: o animal em propriedade colectiva

17 04 2013

Quanto à eutanásia de animais abandonados haveria muito que dizer, pois é barbárico matar cães e gatos saudáveis. Há alternativas, por exemplo, a figura de animais em regime de propriedade colectiva, por bairro , por rua. As pessoas cotizam-se para as vacinas, chips, esterilização e alimentação, todos se responsabilizam pelos animais a seu cargo, o que implica alguma atenção diária à sua localização e comportamento. Normalmente os animais estabelecem um território e um sítio onde se abrigam e se forem esterilizados são menos territoriais e menos agressivos, garantindo-se o controle da população de animais em cada rua e concelho. Isto já se faz numa espécie de consenso implícito, na Marinha Grande, onde parece que as pessoas e Câmara são mais compreensivas, alimentam os cães e gatos de rua, alguns veterinários oferecem os serviços de esterilização e vacinas, a alimentação é feita muitas vezes por gente que não é rica antes pelo contrário. Embora haja gente pérfida que os envenena (que são uma minoria e há sempre pessoas que fazem o seu dever apresentando queixa à polícia quando isso acontece). A Marinha Grande é um exemplo que espero continue quando e se houver alterações de autarcas. Os animais são conhecidos pelos vizinhos e pelo veterinário ( por exemplo, e devo publicitar, a clínica veterinária da Embra). Pormenor: alguns cães atravessam as ruas nas passadeiras, e não é coincidência, já observei.
Este trabalho com os animais, ou seja, vigiá-los , dar-lhes afecto, verificar se estão em boa forma, fazer-lhes coleiras com logotipo da rua (em adequada coordenação por instituições legais) seria uma boa ocupação para a miudagem que não sabe o que fazer depois das aulas ou mesmo no âmbito das actividades extracurriculares onde em muitos casos como no “estudo apoiado”, por exemplo- os miúdos só ganham vícios (desrespeitar profs, fazer barulho , impedir os que querem estudar de o fazer, etc). Sei que em muitas escolas não é assim e deixo homenagem a muitos professores e alunos que trabalham (às vezes muito para além das horas dedicadas no currículo) no âmbito de projectos de protecção aos animais, em parcerias com associações como a Zoófila de Leiria, por exemplo na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Gândara, Leiria, onde profs e alunos desenvolveram trabalho de solidariedade para com os bichos abandonados durante vários anos, espero que os professores mentores não se tenham entretanto reformado…).
Esperando que alguém desenvolva, nos locais onde vive, esta ideia, que vem sendo posta em prática nalguns concelhos de forma protocolizada (poucos infelizmente) , insisto na ideia inicial deste post : há alternativas. O animal de posse, ou melhor ainda, propriedade colectiva tem a grande vantagem de poder andar livre sem correntes ou espaços exíguos, mas implica , claro está, responsabilização colectiva. Quanto aos meios, devo insistir numa ideia: as pessoas sabem para que estão a contribuir, têm o controle directo da sua contribuição. Com os impostos as pessoas sabem que estão a pagar as limousines , jantaradas e passeatas dos senhores ministros, secretários de Estado e assessores. Há ainda outro factor, há pessoas que não acreditam na miséria real do próximo, muitas acham que as pessoas se encostam… As ajudas às pessoas são preferencialmente feitas em espécie, em cantinas , em voluntariado, onde se pode verificar quem é quem. O que quero dizer é que a solidariedade para com os humanos existe também , mas o nosso “próximo” não é só o ser humano. Crentes ou não, lembrem-se de São Francisco de Assis.
Aqui fica um link do blog Arca de Noé com um forum sobre o assunto (há questões legais a considerar).


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: