“Limpam”, cortam , envenenam o ambiente e depois querem ter borboletas e abelhas

30 03 2013

Por cá só se queixam do desaparecimento das abelhas. Mas todas as borboletas e outros insectos estão a desaparecerer e são polinizadores. Os pesticidas não são a única causa desse desaparecimento. A nossa floresta está a ser dizimada pelo fogo e pela mania das limpezas. Uma floresta é composta por árvores, arbustos,ervas, líquenes, fungos, manta morta. O alimento da floresta resulta do apodrecimento das folhas , ramos e plantas anuais , esse processo precisa de insectos. Por sua vez, os insectos polinizadores e todos os outros precisam de uma floresta completa. A floresta e as árvores de fruto precisam dos insectos. Os pássaros e outros animais dos bosques precisam dos insectos e das gramíneas, os predadores precisam desses animais, mas tudo é arrasado pela “limpeza”, todo o equilíbrio do biótopo floresta é destruído. Sabiam por exemplo que há um predador do insecto vector do nemátodo do pinheiro, ou havia- a formiga grande vermelha e preta que tem desaparecido dos nossos pinhais.
Aqui o que o fogo não destrói é dizimado pelas “limpezas”, pelos pesticidas, pelos herbicidas.
O fogo combate-se com redes de corta fogos , que são talhões sem vegetação alta, o fogo morre ali. Combate-se com plantação de espécies menos combustíveis, a floresta original de carvalhos , sobreiros , azinheiras, por exemplo.
Vi como o fogo (posto por algum energúmeno na parte de floresta da nossa quintinha, em 2005) parou na barreira de sobreiros antigos que aqui temos. Senhores proprietários: não têm paciência para esperar pelo crescimento do sobreiro? Acham que é bem melhor o eucalipto, ou arrendar /vender as vossas terras às celuloses para lá plantarem o dito? Assim será para quem já só vê cifrões: as celuloses não se importam de matar o fundo de fertilidade das terras, destruir o solo pela erosão resultante, através da TALHADIA de eucaliptos, que não é floresta, é indústria, as árvores só chupam, são cortadas jovens para triturar, não lhes dão tempo de devolverem à terra o que de lá tiraram. Depois de 20 anos, dependendo do terreno, já a terra não produz e então, nem eucalipto nem nada, só terra árida que será lavada até à rocha pela chuva e ventos. Tudo isto sei pela experiência de meu pai falecido, Cecílio Gomes da Silva, engenheiro silvicultor, com mais de 60 anos de conhecimento da floresta portuguesa. Estou a parafrasear o que disse e escreveu vezes sem conta.

Petição para salvar a borboleta monarca nos EUA:

Foto retirada do blog” olhares e leituras”

retirada do blog http://olhareseleituras.blogspot.pt

monarca

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: