Dia da árvore e homenagem a meu pai sob a forma de notícias sobre árvores

21 03 2013

Dia da Árvore ! O dia da espécie vegetal mais atacada pelos seres humanos. Bem hajam todos os que as defendem, como tu, meu querido pai o fizeste a vida inteira!

Dia do teu aniversário, dia de festa em que se reuniam todos os ramos e rebentos da tua árvore. Se ainda cá estivesses seria mais um dia desses! Mas partiste. Pena que cá não estejas para orientares o crescimento de algum ramo que esteja a precisar da tua intervenção. Descança em paz, quero crer que Deus, nas suas manifestações naturais ou (sobre)naturais, através da seiva das raízes, do tempo e da natureza hão-de corrigir o que estiver menos bem.

Quanto a notícias mais concretas sobre as muitas árvores reais que plantaste, alimentaste, endireitaste ou rejuvenesceste: as velhas laranjeiras continuam saudáveis e a dar muito fruto. Infelizmente, o temporal abateu alguns dos teus grandes cedros e um pinheiro bravo gigante; por acção das rajadas de oeste e noroeste, os jovens pinheiros mansos da tua nova floresta- que projectaste depois do fogo e que nunca chegaste a ver- e que estavam a crescer direitinhos resolveram virar-se todos para Meca, mas vamos endireitá-los quando a terra estiver mais firme.

O teu velho e monumental freixo continua saudável, não largou nenhum ramo, apesar da violenta ventania, continua direito e firme como tu foste a vida inteira.

A tua tília – debaixo da qual te abrigavas nas tardes quentes e sufocantes de Verão, onde ficavas pensativo, filosofando talvez sobre a tua Gaia e o Cosmos – continua intacta a dar sombra aos teus netos e bisnetos e, quem sabe, continuando a nutrir filosofias e sonhos!

Um beijo de muita saudade!


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: