Já não vou…

24 01 2013

Não vou à manif, estou ainda um pouco engripada… e vai chover. Claro que contribui para a decisão o recente pedido feito pelo governo ao eurogrupo de mais tempo para pagar a dívida que espero se venha a reflectir na retoma da actividade empresarial . Espero que a venda de títulos da dívida (que foi um sucesso… dizem eles) também contribua para isso, substituímos dívida a 6% ou mais por dívida a 5% , será isso? Acho que tudo isto é interessante mas era até previsível,mas devo reconhecer que os nossos governantes fizeram a primeira coisa com senso desde que tomaram posse. Falta agora garantir que os bancos aliviem o crédito às empresas, sobretudo as que criam emprego. A ver vamos. As previsões de crescimento são revistas em baixa o que é estranho.
Quanto ao alargamento do prazo, há uma condição: a paz social. Para isso terá que também de haver um alívio qualquer no garrote apertado na garganta da maioria dos Portugueses, ou não?
Quanto às greves do metro para salvar a empresa… continuo a achar um completo contrasenso. Por isso não , não me apetece ir gritar palavras de ordem sem nexo como “que se lixe a troika”. Podia perceber que se dissesse “que se lixe o euro” embora não concorde pois seria pior. Ou seja , talvez não, se tivermos apoio do FMI na mesma. Já disse isto demasiadas vezes. Não querem troika, então preparemos uma saída do euro e pensemos desde já como vamos financiar as importações de alimentos, por exemplo… Uma desvalorização da moeda não vai aumentar muito exportações se não existirem fábricas para fazer as mercadorias para vender lá fora. Acho , no entanto que um povo adulto já teria equacionado o problema. Agora verificamos uma certa viragem da Alemanha que já aceita os eurobonds, mas o parlamento alemão aceitará? Vai haver eleições e as coisas não estão a correr bem para Merkel… Uma viragem à esquerda na Alemnha significa o quê? Que os contribuintes alemães estão dispostos a continuar a financiar os países endividados? Tenho as minhas dúvidas.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: