Especificidades continuam, as regalias não

20 06 2012

No “Umbigo” é hoje divulgada uma declaração oficial de uma colega sobre tempos de correcção de exames . Concordo com a colega, agora que os profs perderam todos os ditos “privilégios” e não são considerados corpo especial. A existência de algumas regalias que desapareceram justificava-se precisamente porque tinhamos estas “pastilhas” como picos de trabalho ao longo ano lectivo que nos comia fins de semana, noites inteiras ,desgaste da voz e dos nervos na sala de aula, férias só Julho ou Agosto (os professores só podem gozar férias na estação alta, e em Julho nem todos os pedidos são autorizados precisamente por causa dos exames). Não podem recusar corrigir exames. Isto para só nomear algumas dessas especificidades…
Agora os colegas no activo têm só as especifidades negativas, regalias nulas em comparação com os outros funcionários ( até já as interrupções do Natal e Páscoa estão a ser invadidas com tarefas) e os ministros das finanças têm preparado o terreno para o despedimento de pessoas mesmo com contratos sem termo.  O sindicato não afirma alto e bom som que as interrupções de Natal e Páscoa são uma medida de saúde pública, ninguém consegue fazer o trabalho de professor sem essas interrupções, ou consegue e fica esgotado ou maluquinho, com as consequências inerentes na qualidade do ensino.
Qual vai ser o efeito? Por hipótese , as pessoas não vão ter a mesma boa vontade e paciência que tinham e , se lhes forem entregues 60 provas para corrigir, isso poderá , por hipótese, ter reflexos na qualidade do trabalho que deveria ser muito rigoroso, muito mais do que os testes regulares da avaliação contínua que são devolvidos aos alunos e eventuais erros na correcção são facilmente detectáveis pelo aluno e dirimidos pelo professor (quando o aluno tem razão).

Mas não quisemos assumir e afirmar o estatuto de corpo especial, talvez por medo de perdermos direito à greve? Por exemplo o dia de greve anual que a FENPROF gosta de manter como tradição…


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: