In memoriam : Amélia Pais

28 05 2012

Região de Leiria:

«Faleceu Amélia Pais, a professora que ensinou Leiria a amar Camões

Publicado em 26 Maio 2012.

Faleceu esta madrugada a professora de português e escritora, Amélia Pais. Amélia Pinto Pais, nasceu em 1943, vivia em Leiria e estava hospitalizada.

Amélia Pais fez parte do trajeto formativo de muitos leirienses, enquanto professora no Liceu de Leiria, depois Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo. Licenciada em Filologia Românica, pela Universidade de Coimbra, estava atualmente aposentada da sua profissão de sempre, professora no ensino secundário.

Contudo, a sua vocação pedagógica arrisca permanecer, atendendo ao facto de ter sido a autora dos manuais escolares Ler por Gosto (Antologias para os 10.º, 11.º e 12.º anos e respectivo livro auxiliar), Ser em Português (0.º, 11.º e 12.º anos) e Saber Português

A língua portuguesa mereceu-lhe sempre muito do seu esforço e dedicação, tendo sido a autora de diversas obras de caráter ensaístico sobre Camões, Fernando Pessoa, Gil Vicente, Padre António Vieira. Foi igualmente a autora de uma História da Literatura em Portugal.
[…]»

Não conheci pessoalmente esta colega , mas sei que Leiria ficou mais pobre  com mais esta voz que se calou. Ficará na História da Literatura em Portugal. E no coração dos familiares e  amigos que a amaram genuinamente.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: