Exames de final de ciclos?

31 03 2012

Só três linhas de reflexão:
Pro: nos alunos, os exames têm efeitos positivos evidentes na “motivação” para a aprendizagem por antecipação do que irá acontecer no final de ciclo. Será que alguém tem dúvidas de que isto é um facto? Por que será que as aulas ditas de “revisões para o teste” correm sempre tão bem, ou seja, muito frequentemente são aulas muito mais produtivas do que pelo menos uma semana de aulas sem teste à vista?
Contra: nos professores, os exames podem ter efeito negativo se a obsessão de preparar para exame vier desequilibrar o doseamento mais sensato e aconselhável (chamemos-lhe assim) na tríade ensinar/formar/educar.
Podemos ou não confirmar a seguinte afirmação (que será tautológica ou falaciosa?): todos os alunos excelentes aprendem seja qual for o sistema, com exames ou sem eles, com envolvente (e prática) de eduquês ou sem ele e todos os professores excelentes ensinam/preparam todos os seus alunos conduzindo-os todos a níveis de maximização do mínimo e do máximo, seja qual for o sistema vigente, com exames ou sem eles, com envolvente dominante de eduquês ou sem ele.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: