E lá fui eu ver o site do SPGL….

6 03 2012

Tenho estado com pouca vontade de escrever posts , ou antes, estou a evitar dar opiniões sobre os profs e respectivos representantes legais, mas hoje não resisti.

Há muito, mas muito tempo que não ia ler o “Escola Informação”, a revista do SPGL. Ao site desse sindicato ainda fui há coisa de dois anitos , quando estive em Lisboa. Só mesmo o blogue do Guinote para me levar lá agora. A ler a prosa citada do Francisco Santos que até vem lá para o fim da revista? Não tenho pachorra, só li o que foi citado pelo Paulo G. Estive a tentar perceber quais são as candidaturas… nada encontrei , apenas que houve várias listas para delegados ao XII congresso do PCP, perdão, da CGTP. Saudável haver várias listas. Menos saudável os votantes terem sido 180 ( de mais de 15 mil eleitores) .

Descobri ainda que há um departamento de aposentados, interessante, última reunião com 54 participantes….e estão a reclamar dos cortes nos subsídios, individualmente…..mas isso agora não interessa nada.

O SPGL é aquele sindicato que abrange a maioria dos sindicalizados ou não? O seu raio de acção é imenso, vai até Tomar a nordeste passando por Santarém, Setúbal a sul, Caldas a Noroeste (tudo inclusive). Mas eu ia jurar que nas últimas duas mega manifs os colegas que seguiam nos sindicatos do Centro e Norte eram muitos mais… mas posso ter-me enganado ….

O SPGL tem um passivo histórico: acontece que, desde os ditos “grupos de estudo” e hoje, muita água correu pelo Tejo e debaixo das suas sucessivas pontes. É agora que é mesmo para levar sério? Não sei quem são os membros do Conselho Geral e quem é quem nas listas que costumam ser duas.  Antes havia Augusto Pascoal, agora aposentado. Estará ainda lá? A sua verticalidade manteve muita gente sindicalizada, durante muito tempo.

Nota de passagem (mas final):  Avelãs parece um talibã, sem ofensa… Devia ir ao barbeiro, o Mário tem um aspecto mais cuidado , temos que concordar , com ou sem gravata.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

