Revisão curricular, pois…..E os programas?

26 01 2012

Ando um pouco afastada das lides escolares entre as quais estaria, de certo , se ainda estivesse no activo, o estudo da nova revisão curricular. Mas como já não estou “activa” vou só fazer duas perguntas que são as seguintes:
A revisão curricular reforça o núcleo duro do Português Matemática e Ciências, mas também o da Geografia e História, certo?
Não haverá também necessidade urgente de rever programas? Por exemplo em Geografia , recolocá-la na sua missão mais característica em vez de entrar sem habilitação nos temas de outras disciplinas. estou a pensar, por exemplo, na repetição até à náusea de temas transversais, como o ambiente e o desenvolvimento económico e humano e sustentável: tudo temas muito lindos, mas não será melhor ensinar-lhes primeiro onde se localizam as cidades e os principais rios portugueses, por onde passa o Reno, localização de países no globo, por exemplo, ou ainda, o que é um fuso horário, como encontrar a estrela polar, onde está o oeste e como encontrá-lo. Tudo coisas que verifiquei que alunos do 10º, 11º e 12º não sabiam. Para quê essa de encontrar o Norte, se têm um GPS, não é preciso. Mas não só na Geografia, os alunos chegam ao 12º sem saber dividir. Aprender a dividir ? Para quê? Têm as maquinetas, não é?


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: