Míscaros? Comestíveis?

20 12 2011

Aparecem regularmente internautas que chegam ao meu blog por via dos motores de busca : ontem a expressão usada foi “míscaros comestíveis”. Uma pesquisa de imagens na internet sobre a palavra “míscaros” resulta numa enorme variedade de cogumelos, uns que parecem comestíveis, mas talvez não, outros que assustam mesmo os apenas “iniciados”…

O povo chama míscaros a tudo quanto é cogumelo. Melhor procurar em cogumelos venenosos para que não haja enganos fatais. O principal assassino em série, que em pouco tempo liquefaz o fígado e não só, pertence à espécie dos amanitas. Trata-se do amanita phalloides:

 

 

 

 

 

Conselho geral: analisar a morfologia do cogumelo, nunca comer mesmo quando a dúvida é de o,o001%. Nenhum cogumelo silvestre é comestível se não tivermos 100% de certeza de que é inofensivo!

O site  Mycokey é interessante e  mostra a complexidade da análise de um cogumelo. Não serve para saber se os vão assar ao jantar, os não especialistas podem enganar-se na descrição dos variados caracteres de um cogumelo. Serve apenas para ter uma ideia de como é variado o mundo dos fungos e pode ser uma actividade apaixonante examiná-los, descrevê-los, conhecê-los. Mas “conhecer” não significa “comer” ou mesmo  “provar” , regra que como todos sabemos não se aplica apenas aos cogumelos :-).

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: