Laranjeiras em flor (2011)

1 10 2011

Em Outubro, deu-lhes para isto, apesar de já terem uma quantidade razoável de laranjas verdes que se formaram na época normal.

Terá a ver com o calor, talvez, mas não foi essa a razão para que se registasse nas últimas semanas, uma explosão de raminhos novos e flores. As laranjeiras , cujo estado de saúde me preocupava  há algum tempo atrás, receberam alguns mimos. Tiveram mais uma poda de limpeza em Junho bem como tratamento contra a cochonilha/ferrugem, ácaro do algodão branco, em Maio (com a tal calda de sabão com nicotina, este ano não foi com cafeína, fui mesmo comprar tabaco de cachimbo🙂 ). Mas foi sobretudo desde final de Agosto que  receberam  muita água ,algum adubo (“químico”, mas a compostagem não é também um processo químico?) remoção de musgo dos ramos, extermínio das formigas(primeiro com receita caseira não agressiva para predadores e ambiente, depois teve que ser tratamento químico específico para a formiga) .

Já em post anterior expliquei que são as formigas que fazem pastorícia do pulgão em muitas plantas como a cerejeira, plantas hortícolas e nos citrinos protegem a cochonilha e o ácaro do algodão  que produzem açúcar nas folhas e matam a árvore se não receber tratamento. A formiga ataca os predadores dos ácaros e dos pulgões. As formigas são muito úteis na compostagem, aí devem ficar…


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: