Público:”Peritos defendem novo Plano Oudinot para as ribeiras do Funchal “

22 02 2010

“Obras de engenheiro militar feitas após temporal de 1803 são referência

Peritos defendem novo Plano Oudinot para as ribeiras do Funchal

22.02.2010 – 08:05 Por Tolentino de Nóbrega

O presidente da câmara diz que é preciso “reconstruir o Funchal”. Especialistas em urbanismo acham que este é o momento adequado para “repensar a cidade” e sugerem o Plano Oudinot, com o espírito empreendido por este engenheiro militar na construção das muralhas protectoras da cidade depois do temporal que em 1803 provocou centenas de mortos.

[…]

A esta mesma conclusão chegou o estudo sobre o impacte ambiental provocado pela construção subterrânea na Baixa citadina do Funchal, feito pelos investigadores da Universidade de Aveiro João Baptista Silva, Fernando Almeida e Celso Gomes. Além de alertarem para o impacto negativo de algum desenvolvimento urbanístico, recomendam, entre outras medidas para minimizar os efeitos das aluviões, o trabalho crucial contra a desertificação das serras madeirenses, desenvolvido pelo conselheiro José Silvestre Teixeira, governador civil da Madeira entre 1846 e 1852. “Passado mais de um século e meio, é oportuno repensar este plano contra a desertificação das serras, que teve como objectivo diminuir as consequências provocadas pelas aluviões e aumentar as reservas hídricas.”

50 anos antes, depois da grande aluvião de 1803, o Governo nacional enviara para ilha o brigadeiro Oudinot para superintender as obras e especialmente a construção e reparação das muralhas das três ribeiras que atravessam a cidade. Oudinot chegou ao Funchal em Fevereiro de 1804 e aqui morreu em Fevereiro de 1807.”

Nota: destaque a negrito feito por mim


Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.




%d bloggers like this: